Marketing político em debate no ISVOUGA
Isabel Côrte-Real, Luís Pedro Martins e Carlos Manhanelli, via skype, foram os três intervenientes da 16ª edição do ciclo de conferências ISVOUGA MARKETING SESSIONS que decorreu a 5 de março, no auditório deste instituto de ensino superior.
Isabel Côrte-Real, uma conhecida consultora de imagem enfatizou a importância da humanização da política e apresentou algumas más práticas de comunicação nesta área. Para esta especialista, uma boa estratégia de marketing político assenta
na combinação de três fatores decisivos: a verdade, a emoção e a confiança.
Luís Pedro Martins, professor de comunicação integrada e partner de uma agência de comunicação, foi o segundo orador e não deixou de reforçar a ideia de que a verdade e a ética são fatores fundamentais de um bom marketing político. Posteriormente,
mostrou quais são as etapas de uma campanha de comunicação política, e quais são os "pontos chave" de cada uma dessas etapas.Para isso, expôs sumariamente como tem vindo a construir uma campanha de comunicação política na Madeira.
Mas foi Carlos Manhanelli, um especialista em marketing político brasileiro, com 17 livros publicados na área que mais animou a plateia. Por videoconferência e muito humor esclareceu os presentes em relação a alguns aspetos importantes:
a distinção marketing político e eleitoral, mas também entre «marketólogo» e «marketeiro». O primeiro sabe qual é o momento mais oportuno e o meio mais adequado à comunicação e propaganda política. Já o «marketeiro» não tem capacidade de análise, nem sabe perceber qual o melhor timing para as ações comunicação. Para este entendido em consultoria de marketing político, a imagem que um político passa divide-se em quatro categorias: herói do povo, elemento protetor, líder de charme e homem simples.
O ciclo de conferências ISVOUGA MARKETING SESSIONS é uma iniciativa do Mkt:Lab e da licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas.

Publicado em: 12-03-2015
|