ISVOUGA ISVOUGA
   ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Conselho Consultivo do ISVOUGA reflete sobre passado e futuro da instituição

No dia 15 de novembro realizou-se a reunião anual de Conselho Consultivo com a presença de representantes das seguintes entidades:

Associação Empresarial de Santa Maria da Feira,
Associação de Municípios Terras de Santa Maria da Feira,
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira,
Cincork,
Ferpinta,
Simoldes Plásticos, SA,
Zona Verde, Lda.
A Diretora, o Assessor da Direção e a título de convidados: a Coordenadora da U3Is-Unidade de Investigação e Internacionalização do ISVOUGA e o Coordenador da licenciatura em Engenharia de Produção Industrial.

No âmbito da referida reunião, o ISVOUGA apresentou um balanço das dinâmicas promovidas em 2016/17 e das metas já atingidas em 2017/18, ano letivo em que evidenciou um aumento da taxa de procura, no conjunto das licenciaturas ministradas, em 11%. Relevaram-se também projetos submetidos a candidaturas ao POCH, um em parceria com o IspGaya (Projetos NUAS-Nova Unidade Agrícola Sustentável), outro, autonomamente, para o CTeSP- Curso Técnico Superior Profissional em Criação e Gestão de Negócios. Referiu-se ainda um novo projeto a implementar por via do EmpreendLab, no âmbito do CTeSP em Gestão de Turismo, designado: Sunny Days: Viver em Pleno e parcerias estabelecidas com 3 concelhos (Estarreja, Matosinhos e Porto) para se replicar CteSP no âmbito dos mesmos. Por último, apresentaram-se algumas questões em reflexão pelos órgãos da instituição, com graus de impacto e complexidade diversas, tendo-se por fim passado a palavra aos presentes no sentido de darem os seus contributos e reforçarem todos os esforços regularmente encetados no sentido de captar e dar resposta a solicitações do mercado empresarial envolvente, bem como a outros projetos de atores com responsabilidades no desenvolvimento da economia local/regional. A Simoldes, na pessoa da sua representante, Drª. Cristina Pereira direcionou a premência identificada no ano transato por colega da empresa, no sentido da disponibilização de uma licenciatura em Recursos Humanos, para uma especialização em áreas relacionadas com a estratégia ao nível dos RH. A representante da Simoldes considerou relevante a intervenção do ISVOUGA ocorrer igualmente a três níveis:

- acompanhamento, por antecipação, do fenómeno de evolução das profissões, sendo certo que umas desaparecerão e novas surgirão;

- considerando o desfasamento entre os conteúdos profissionais e as perceções sobre as profissões a que estes correspondem, o desenvolvimento de ações de desmitificação e orientação vocacional;

-o estudo das motivações que se encontram na base do desejo de concluir uma licenciatura por parte de indivíduos detentores de cursos profissionais com elevada taxa de procura por parte do mercado de trabalho.

A este propósito, relembrou-se os gaps entre oferta e procura e a necessidade de haver um esforço por parte de todos, mas particularmente dos empregadores, em tornar-se as profissões críticas a cada negócio atrativas e efetivamente suscetíveis de potenciar uma alteração de paradigma, oferecendo-se lhes condições de trabalho e estatuto, compatíveis.






































Publicado em: 16-11-2017


Página gerada em: 2017-12-12 às 23:32:33 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2010
helpdesk@isvouga.pt